top of page

SOBRE

Luiz Alves (175)a.jpg

Fazendo música autoral desde 1999, o quarteto Marimbanda é hoje uma referência na música instrumental no Ceará. Conquistou repercussão nacional (4° Prêmio Visa - MPB Instrumental – SP, Circuito SESC Instrumental Paulista, Sala FUNARTE Sidney Miller - RJ, Circuito Cultural Banco do Brasil, Espaço Cultural do BNDES, Itaú Rumos, entre outros) e realizou elogiadas turnês nacionais e pelo exterior. A Marimbanda atuou em importantes Festivais como o Festival Choro e Jazz, Festival Música na Ibiapaba (CE), Festival Jazz e Blues em Guaramiranga (CE) e a Plataforma de Circulação de Música e Artes Cênicas do Ceara da Petrobrás. Realizou em 2017 uma turnê nordestina com oficinas e shows, patrocinada pelo Banco do Nordeste no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Montou o Show Universo Brasil com o instrumentista Carlos Malta, que estreou em dezembro de 2018 no Espaço Cultural do BNDES no Rio de Janeiro. O Projeto Epifania Kariri, unindo a Marimbanda, Carlos Malta e a banda de pífaros Irmãos Aniceto foi selecionado pelo Rumos 2017/2018 entre mais de 15.000 propostas inscritas. O DVD do espetáculo foi lançado em agosto de 2019 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Em outubro de 2019 lançaram o projeto A Dança do Marimbondo junto com os Irmãos Aniceto na Caixa Cultural de Fortaleza.

A Marimbanda combina virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração tecida por Heriberto Porto (flautas), Thiago Almeida (piano e escaleta), Netinho de Sá (baixo), Michael da Silva (bateria) e Luizinho Duarte (composições). Os instrumentistas têm apresentado um repertório com ritmos brasileiros, como baião, frevo, samba, choro e bossa nova, além de releituras jazzísticas com uma pegada bem particular e um sabor nordestino pronunciado.

O grupo gravou seu primeiro CD em 2001, Marimbanda. Em 2006, lançou o segundo CD, Tente Descobrir. O terceiro álbum Caminhar foi lançado em janeiro de 2020.

OS MÚSICOS

 FLAUTAS 

Heriberto Porto

Lino Fly (34).JPG

Heriberto Porto é flautista nos grupos Syntagma, Quinteto Alberto Nepomuceno, Orquestra Transversal e, é claro, Marimbanda. É professor de flauta, harmonia, treinamento auditivo e improvisação no Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará-UECE


Estudou no Conservatório Real de Música de Bruxelas, na Bélgica, onde obteve os Diplomas de primeiro prêmio em Flauta e em Música de Câmera e Diplomas de Solista em Flauta transversal e Música de Câmera.
 

De 1990 a 1995 estudou jazz e improvisação em Bruxelas com Fabrizio Cassol, na Academia de Eterbeeck e com Steve Houben e Arnould Massard no Conservatório Real de Bruxelas.


De 2010 a 2013 foi coordenador pedagógico das residências artísticas do Festival Jazz e Blues de Guaramiranga. Em 2011, 2012, 2013, 2019 e 2021 foi coordenador do Festival Música na Ibiapaba em Viçosa do Ceará, no qual é professor desde 2004. 
 

Lançou na Bélgica os CDs Music of Latin-America (Selo René Gailly) e Cheiro de Choro (Mogno Music). Se apresentou em diversas ocasiões como solista com a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho de Fortaleza interpretando J.S. Bach, Radamés Gnatalli, Telemann e Edino Krieger. Atualmente desenvolve trabalhos de música de câmera com Nelma Dahas, Bruno Fragoso, Dora Utermohl, Thiago Almeida dentre outros.

Marimbanda_Heriberto Porto_Luiz Alves.jpg
bottom of page