top of page

LUIZINHO DUARTE

Vídeo: Richell Martins 

Luizinho Duarte (1954-2022) foi, sem dúvida, um dos mais respeitados e renomados compositores e músicos de Fortaleza. Com uma dedicação de cinco décadas à música, Luizinho foi multi-instrumentista renomado, referência na bateria, na percussão e no violão de 7 cordas, além de arranjador de muitos artistas do Ceará e um grande professor de música, tendo deixado um legado para várias gerações de alunos.

 

Para Luizinho, as composições surgiam de forma inesperada como uma chuva serôdia e suas inspirações provinham do cotidiano, das relações afetivas e da rica poesia presente na vida diária, capturando a essência da música brasileira em sua diversidade, especialmente a do Nordeste. Com mais de 500 obras catalogadas e pelo menos a mesma quantidade ainda guardada em pastas, a criatividade de Luizinho foi compor em outra dimensão. Trabalhou com vários cantores do Ceará como Calé Alencar, Amelinha, Raimundo Fagner e Ednardo. Muitos artistas tocaram e gravaram composições do Luizinho Duarte, como Adriano Giffoni, Roberto Marques, Tarcísio Sardinha, Paulinho Pedra Azul, Spok Frevo Orquestra, Cainã Cavalcante, Michael Pipoquinha, Rebeca Câmara e o Grupo Syntagma, mas o grande representante e divulgador deste celeiro de músicas das suas obras é o quarteto Marimbanda.

 

“Caminhar, é em Dó maior, é simples, parece simples, mas é um tanto difícil caminhar o caminho da Marimbanda sem a energia vivíssima do seu Luiz. Nosso Caminhar é reluzir o trabalho do Luizinho.  Esse Caminhar tem uma tônica que é tocar a obra do Luizinho que é vasta e em sua maioria foi produzida para Marimbanda”, comenta emocionado o pianista Thiago Almeida, que completa: “Luizinho é meu preto velho e Marimbanda é um santuário, um templo, uma floresta que tenho maior reverência e apreço, é pra mim uma imensa alegria continuar o Caminhar pela luz e força viva do Heriberto Porto que não é menos importante mas foi quem me ensinou muito de Marimbanda e Caminhar”.

bottom of page